Notícias Fecomercio

24 de março de 2017

Mais de 40 milhões de brasileiros gostariam de fazer cursos de qualificação


Desse total, 34,4% alegaram não ter condições de conciliar o curso com o trabalho e as atividades domésticas; dados constam de pesquisa do IBGE

Uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 40,2 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais gostariam de participar de cursos de qualificação profissional. Desse total, 34,4% alegaram não ter condições de conciliar o curso com a jornada de trabalho e as atividades domésticas.

As informações se referem ao ano de 2014 e constam do Suplemento Educação Profissional, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O estudo mostrou que 3,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais estavam frequentando algum curso de qualificação profissional em 2014. Entre elas, quase 60% já havia feito algum outro tipo de curso profissionalizante.

De acordo com a pesquisa, 90,5% das pessoas que fizeram algum curso de qualificação profissional afirmaram que ele foi útil, mesmo que nunca tenham trabalhado na área. Das pessoas que fizeram algum curso de qualificação profissional, 47,7% não chegaram a atuar na respectiva área. Já entre as pessoas que fizeram algum curso de graduação tecnológica, 52,6% conseguiram emprego na área de formação.

Voltar para Notícias

parceiros